Filmes


Filmes indicados


MAUÁ, O IMPERADOR E O REI








TÍTULO DO FILME: MAUÁ, O IMPERADOR E O REI (Brasil. 1999)
DIREÇÃO: Sérgio Resende
ELENCO: Paulo Betti, Malu Mader, Othon Bastos, Antonio Pitanga, Rodrigo Penna; 134 min.
RESUMO
O filme mostra a infância, o enriquecimento e a falência de Irineu Evangelista de Souza (1813-1889), o empreendedor gaúcho mais conhecido como barão de Mauá, considerado o primeiro grande empresário brasileiro, responsável por uma série de iniciativas modernizadoras para economia nacional, ao longo do século XlX.
Mauá, um vanguardista em sua época, arrojado em sua luta pela industrialização do Brasil, tanto era recebido com tapete vermelho, como chutado pela porta dos fundos por D. Pedro II.
CONTEXTO HISTÓRICO
A aprovação da Tarifa Alves Branco, que majorou as taxas alfandegárias, e da Lei Eusébio de Queirós, que em 1850 aboliu o tráfico negreiro, liberando capitais para outras atividades, estimularam ainda mais uma série de atividades urbanas no Brasil. Foram fundadas 62 empresas industriais, 14 bancos, 8 estradas de ferro, 3 caixas econômicas, além de companhias de navegação a vapor, seguros, gás e transporte urbano.
Nessa realidade, destaca-se a figura de Irineu Evangelista de Souza, o Barão e Visconde de Mauá, símbolo maior do emergente empresariado brasileiro, que atuou nos mais diversos setores da economia urbana. Suas iniciativas iniciam-se em 1846, com a aquisição de um estabelecimento industrial na Ponta de Areia (Rio de Janeiro), onde foram desenvolvidas várias atividades, como fundição de ferro e bronze e construção naval. No campo dos serviços Mauá foi responsável pela produção de navios a vapor, estradas de ferro comunicações telegráficas e bancos. Essas iniciativas modernizadoras encontravam seu revés na manutenção da estrutura colonial agro-exportadora e escravista e na concorrência com empreendimentos estrangeiros, principalmente britânicos. Essa concorrência feroz, não mediu esforços e em 1857 um incêndio nitidamente provocado destruiu a Ponta de Areia.
Suas iniciativas vanguardistas representavam uma ameaça para os setores mais conservadores do governo e para o próprio imperador, que não lhe deu o devido apoio. Sua postura liberal em defesa da abolição da escravatura e sua atitude contrária à Guerra do Paraguai, acabam o isolando ainda mais, resultando na falência ou venda por preços reduzidos de suas empresas.








Maria Antonieta


SINOPSE: MARIA ANTONIETA - A ganhadora do Oscar® Sofia Coppola traz para o cinema uma interpretação nova da vida da lendária Rainha adolescente da França MARIA ANTONIETA. Prometida ao Rei Luis XVI ( Jason Schwartzman ) aos quatorze anos de idade, a ingênua Maria Antonieta ( Kirsten Dunst ), é lançada na opulenta corte francesa que é cheia de intrigas e escândalos. Sozinha, sem orientação e perdida em um mundo perigoso, a jovem Maria Antonieta se rebela contra a atmosfera isolada de Versalhes, e no processo, ela se torna a monarca mais incompreendida da França.
Kirsten Dunst faz o papel da jovem princesa cuja vida cheia de fatalidades se transforma em material para lendas e mitos. A história começa quando Maria Antonieta, aos quatorze anos de idade é levada para longe de sua família e de seus amigos de Viena, despojada de todos os seus pertences e jogada no sofisticado e decadente mundo de Versalhes, a pródiga corte real perto de Paris.
Maria Antonieta é uma simples marionete em um casamento arranjado feito para solidificar a harmonia entre duas nações. Seu marido adolescente, Luis ( Jason Schwartzman ), o Delfim, como era chamado, é o herdeiro do trono francês. Mas Maria Antonieta está totalmente despreparada para ser o tipo de governante que o povo francês deseja. Por baixo de sua elegância, ela é uma assustada, desprotegida e confusa jovem mulher, cercada por perversos caluniadores, falsos aduladores, pessoas manipuladoras e fofoqueiros. Presa pelas convenções de sua posição, Maria Antonieta precisa encontrar uma forma de se encaixar no complexo e traiçoeiro mundo de Versalhes.
Além de todos os seus infortúnios também existe a indiferença de seu novo marido, Luis. Seu casamento permanece sem ser consumado por incríveis sete anos. O desajeitado futuro Rei prova ser um desastre como amante, causando grandes preocupações ( e infindáveis fofocas ) de que Maria Antonieta nunca será capaz de dar a luz a um herdeiro. 
Perturbada e soterrada por todos os problemas, Maria Antonieta busca refúgio na decadência da aristocracia francesa e em um secreto caso amoroso com o sedutor Conde sueco Fersen ( Jamie Dornan ). Suas indiscrições logo se tornam o assunto da França.
Seja ela sendo idealizada por seu impecável estilo ou vilanizada por ser imperdoavelmente inatingível com seus objetivos, as reações a Maria Antonieta sempre são extremas. Ainda assim, aos poucos, conforme amadurecia, ela começou a encontrar seu caminho como esposa, mãe e Rainha – apenas para ser tragicamente arrastada para uma sangrenta revolução que mudou a França para sempre.





Germinal







Obra literária
Trata-se de uma adaptação do livro de mesmo título do escritor francês Emile Zola (1840-1902) e que é considerada sua maior obra. Emile Zola é visto também como o criador do movimento literário denominadonaturalismo. Este movimento baseava-se na observação fiel da realidade e na experiência de forma a mostrar que o indivíduo será definido por sua hereditariedade e ambiente.
Conhecer este aspecto de tal movimento é importante para compreender a narrativa do livro (adaptado para as telas). Antes de escreve-lo, Emile Zola trabalhou em uma mina de carvão, conviveu com os mineradores (inclusive morando nas mesmas condições) e acompanhou a greve.
O filme apresenta o processo de produção no modelo capitalista do século XIX. A maneira como é feita essa apresentação deixa bastante clara a oposição entre necessidade humana e necessidades materiais (produção). 
O título do filme, "germinal", está relacionado ao "processo de gestação e maturação dos movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século XIX na França em relação à exploração de seus patrõe" (João Luis de Almeida Machado in Planeta Educação. Link em 28/09: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=54) por esta razão é que são citados, ao longo do filme, Marx, Engels e a Internacional socialista.
O Filme
Começa com o operário Etienne procurando emprego (fora demitido de uma ferrovia). Ao chegar ao local das minas, conversa com o velho "Boa-morte", cujo nome verdadeiro é Vincent Maheu, que tem esse apelido por ter sobrevivido a 3 acidentes na mina. Apesar de ter apenas 58 anos, sua aprência é devido às agruras do trabalho que realiza nas minas desde os 8 anos de idade. Toda sua família trabalha nas minas. Este velho é pai de Toussaint Maheu (no filme, interpretado por Gerárd Depárdieu).
Toussaint, por ser um antigo trabalhador das minas, consegue emprego para o operário recém-chegado quando uma das operárias morre. Etienne fica espantado com sa condições precárias de trabalho, os baixo saláriosa miséria e a exploração.
Incentivados por Etienne, que por seu emprego anterior conhecia os movimentos como Associação Internacional dos Trabalhadores, Movimento Internacional socialista além das idéias de Marx e Engles, os trabalhadores criaram um fundo de reserva com o qual se manteriam após decretarem greve por melhores condições de trabalho e salário.
A greve se alastra. Os trabalhadores passam por cada uma das minas para incentivar os "camaradas" a aderirem. A situação fica complicada quando a empresa ameaça demitir os grevistas e colocar operários belgas em seu lugar.
Acuados pela fome, diante da real possibilidade de não terem mais com o que trabalhar, a greve perde força. Etienne é execrado por seus companheiros, chega a ser agredido.
Contexto histórico
Creio que o filme deve ser analisado sob os seguintes parâmetros históricos:
O impulso do desenvolvimento tecnológico proporcionado pela revolução industrial ocorre sob condições econômicas e sociais determinadas.
As corporações de ofício dão lugar às companhias/empresas
A Revolução industrial transformou a Europa das quintas, artesãos e rendeiros em um grande pólo com cidades francamente industriais.
Uma vezdesmantelado o sistema de produção artesanal, os antigos artesões e camponeses corriam às cidades procurando emprego na indśutria.
De acordo com Marx, o processo de produção capitalista é uma relação de troca tendo o lucro como resultado da expropriação da "mais-valia" gerada pela força de trabalho, ou seja, o excedente que é apropriado pelo capitalista.
A venda de sua força de trabalho é a única alternativa do trabalhador livre conseguir seu salário e garantir sua sobrevivência. 




O Nome da Rosa
Sinopse 




Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.

0 comentários:

Postar um comentário